Mercosul debate estratégias de cooperação com sul-coreanos

03-10-2011 12:43

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai vão promover intercâmbio de conhecimentos, experiências e projetos na educação profissional e tecnológica com a Coréia do Sul. A decisão foi tomada no 1º Encontro de Educação Tecnológica entre os países do Mercosul e a República da Coréia do Sul, realizado no fim de setembro, em Assunção.
Cerca de 150 gestores e professores de instituições de educação profissional dos cinco países, além de integrantes do setor educacional do Mercosul, debateram os temas educação profissional como estratégia de desenvolvimento e modernização, ensino a distância e estratégias para a promoção de políticas inclusivas para as populações vulneráveis.

Para o assessor internacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Rodrigo Torres, os pontos altos da reunião foram o debate sobre a perspectiva de erradicação da miséria por meio de políticas públicas de educação profissional e a troca de experiências com outros sistemas de ensino. “No âmbito do plano de educação do Mercosul, o ponto principal do evento foi a importância do ensino profissional, com papel não só de formar mão de obra, mas de promover o desenvolvimento tecnológico dos países, a inclusão social e a formação cidadã”, disse.

Durante o encontro, a delegação brasileira, formada por representantes do Ministério da Educação, reitores e assessores internacionais dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, mostrou experiências de políticas inclusivas implementadas pelo governo federal na área da educação profissional. Entre elas, os programasMulheres Mil e de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas (TecNep). 

Assessoria de Imprensa da Setec, Segunda-feira, 03 de outubro de 2011 - 11:49